Reclusão na TV: Eye Candy



Série: Eye Candy
Emissora: MTV
Número de temporadas: 1
Status: Em exibição
Elenco: Victoria Justice, Casey Jon Deidrick, Harvey Guillen, John Garet Stoker, Kiersey Clemons e Melanie Nicholls-King

O que falar desse ano de 2015 que já começou nos surpreendendo, principalmente na televisão? O mês de janeiro teve ótimas estreias na grade de alguns dos maiores canais da TV aberta americana mas, o que mais surpreendeu, foi uma produção da MTV, a emissora paga que antes só tinha programas musicais. Não é nenhuma novidade que o canal está apostando em várias nuances televisivas em sua grande com os seriados produzidos, como o drama sobrenatural Teen Wolf (baseado no filme O Garoto do Futuro, de 1985) e as comédias Faking It e Awkward, que foram recebidas com uma resposta favorável pelo público e críticos. Além disso, a emissora também será responsável pela série Scream, baseada nos filmes de terror da franquia Pânico, sucesso na década de 90.

Mas, talvez o passo mais arriscado pela emissora foi criar uma nova série com toques de mistério, terror e ação, baseada em uma obra de um escritor famoso e protagonizada por uma estrela adolescente em busca de um amadurecimento profissional. A série em questão é Eye Candy, que está sendo exibida desde 12 de janeiro, às segundas-feiras na emissora. Até o momento, a produção já teve quatro dos seus dez episódios encomendados para a primeira temporada e vem mantendo uma audiência um pouco baixa, mas estável para os parâmetros de um canal, o que indica que uma segunda temporada pode ser confirmada a qualquer momento.

Eye Candy começou seu desenvolvimento em 2013, ao ter os direitos da obra de R. L. Stine comprado pela MTV. A série teve um episódio piloto que foi filmado no mesmo ano, que foi aceito pela emissora, que encomendou dez episódios iniciais. Após a notícia ser divulgada, a série teve sua diretora demitida e cerca de 90% de seu elenco trocado, começando a produção novamente a partir do primeiro episódio. As filmagens ocorreram entre setembro e dezembro de 2014, em Nova Iorque. Da troca do elenco, apenas dois nomes foram mantidos. O primeiro é a protagonista, Victoria Justice, conhecida por fazer parte de produções do canal infantil Nickelodeon e Harvey Guillen, que faz o papel do melhor amigo da protagonista.

A série segue Lindy Sampson, personagem interpretada por Victoria Justice, uma garota de 21 anos que está tentando encaixar as peças de sua vida após o desaparecimento da irmã, Sara — um episódio terrível que ela testemunhou. Lindy recomeça sua história em uma nova cidade: Nova York. Agora ela se dedica a resolver os mistérios de outras pessoas que nunca mais foram vistas, usando suas habilidades hackers e, muitas vezes, burlando as leis. Persuadida por sua amiga a tentar encontrar um namorado a partir do aplicativo “Flirtual”, Lindy começa a suspeitar que um de seus três pretendentes pode ser um homem perigoso que está perseguindo-a. Quando seus contatos na polícia descobrem que existe um potencial serial killer na cidade, todos os sinais apontam para o misterioso stalker de Lindy. Unindo-se à unidade de crimes cibernéticos e aos seus amigos hackers, ela está decidida a resolver esses assassinatos, enquanto tenta levar a justiça, do seu próprio jeito, às ruas de Nova York.
Até o momento, Eye Candy vem tentando usar alguns elementos que soam um pouco repetitivos, por serem apresentados na famosa Pretty Little Liars, uma produção do canal ABC Family: a perseguição da protagonista por uma figura misteriosa, as mensagens ameaçadoras que ela recebe, sua união com aliados improváveis e algumas situações de extrema tensão. Apesar disso tudo, Eye Candy destoa dos clichês citados por nos mostrar uma protagonista destemida e inteligente, que consegue pensar fora da zona de conforto e criar algumas pistas importantes e o fato dela trabalhar diretamente com a polícia. Dessa maneira, é um pouco impossível que a história tenha uma duração extremamente longa e entediante como sua quase gêmea, além de ter uma produção de maior qualidade e ter cenas que envolvem violência e muito sangue.

A história da série vem sendo desenvolvida com o maior cuidado desde o seu primeiro episódio, onde vemos uma moldagem mais crua e inesperada dos fatos, como o fato de matarem o interesse amoroso de Lindy logo no primeiro episódio, o que torna a busca pelo assassino uma obsessão de vida ou morte para a garota. Os episódios vem intercalando muito bem a inclusão de novas vítimas do serial killer, o trabalho em conjunto de Lindy com a polícia e cenas carregadas de tensão. Em seus quatro episódios exibidos, já temos uma boa quantidade de informação sobre o homem por trás dos assassinatos, mas ainda é impossível poder dar um palpite de quem é esse maníaco. Os roteiristas, nesse caso, usam para as mortes alguns motivos que possam parecer bobos, mas que tem um fundo de realidade inquestionável em suas entrelinhas, afinal, estamos lidando com rede sociais e internet.

Um dos melhores pontos da série é a investigação que Lindy, juntamente com a polícia, faz de três suspeitos. Ver a genialidade da personagem unida com os detetives rende ótimas cenas, a maioria carregadas de surpresas e, é claro, que há muita tensão, algumas mortes e sangue. É um dos poucos casos onde podemos ver uma atuação conjunta mais séria, mesmo apesar do grande teor juvenil apresentado pelo enredo. Em alguns momentos, é impossível não sentir que estamos assistindo a algumas manchetes de telejornais, o que torna as investigações e suspeitas ainda mais atrativas para se prender e acompanhar rigorosamente o desenrolar da história. Mas, como nada é um mar de flores, há uma cena logo no início do primeiro episódio que é um pouco absurda, o que gerou críticas ao principal rumo da história. O pior é não saber se aquilo realmente era pra acontecer daquele jeito ou se foi erro de produção.

                       Casey Jon Deidrick, Victoria Justice, Harvey Guillen, John Garet Stoker e Kiersey Clemons

O elenco da série é um destaque a parte. Victoria Justice prova que tem habilidades para papéis mais fortes e decisivos, mas demonstra não ter o tom certo para cenas mais carregadas de emoção. É uma pena, porque a jovem atriz carrega toda a história nas costas, mas seus poucos deslizes em frente às câmeras são perdoáveis por causa do enredo. Os destaques da produção são Casey Jon Deidrick, no papel de Tommy, um detetive que ajuda no caso de Lindy e Kiersey Clemons, que interpreta Sophia, melhor amiga e colega de quarto da protagonista. Diferente do que se espera, tanto Casey quanto Kiersey consegue dar o tom necessário aos seus personagens, em atuações notáveis. A grande âncora talvez seja Melanie Nicholls-King, que personifica Catherine Shaw, a chefe do departamento de crimes que investiga o assassino. A atriz, mesmo que tenha poucas cenas, é o nome mais experiente do elenco, remetendo em uma boa atuação.

Se você procura por uma série para te prender, instigar e deixar angustiado, Eye Candy é uma das melhores opções. Mesmo com os deslizes, a série tem tudo para ter seu tempo de exibição sendo lembrado por muito tempo. E pelo que podemos ver, a temporada será muito intensa. E que venham os novos episódios.

Prévia da primeira temporada:




Nota: * * * * * * * * * *

Comentários

Luiza Lamas disse…
Oi, indiquei seu blog para responder uma Tag, espero que goste :) Só acessar o link:
http://goo.gl/fH6Qk8
Beijo.