Resenha - Maze Runner: Correr ou Morrer, de James Dashner


Obra: Maze Runner: Correr ou Morrer
Autora: James Dashner
Editora: V&R
Páginas: 320
Média de preço: R$ 20,66 a R$ 39,90

Escrito por James Dashner, Maze Runner: Correr ou Morrer é uma trilogia que foi publicada ano passado no Brasil e de pouco a pouco, as obras se tornaram um sucesso no nosso país. Também pudera, já que o livro é excepcional. Seguindo o sucesso mais recente, a história é uma distopia muito bem visualizada pelo autor, James Dashner, passando longe dos clichês comuns em obras desse tipo.
Contrariando a onda de sagas para jovens adultos, nesse livro temos o protagonista Thomas, um garoto que acorda em um elevador em movimento lembrando apenas de seu nome e nada mais, até que o elevador para e a porta é aberta. Contrariando seus pensamentos, ele se vê rodeado por cerca de 60 jovens, todos do sexo masculino em um lugar habitável, mas cercado por altas paredes de pedra. A Clareira. Um lugar misterioso onde nenhum garoto sabe como chegou até lá. A reação do garoto ao ser recebida pelos clareanos, como eles se denominam, não é das melhores, e Thomas se sente confuso.
O fato do protagonista ter a memória apagada faz com que entremos cada vez mais na história, já que também chegamos à Clareira sem saber de nada. É como se cada leitor que pegasse essa obra em mãos fosse um novo garoto enviado até esse lugar, sem saber o que fazer e querendo muito descobrir o por que de estar preso naquele lugar e qual o propósito disso tudo.
Thomas descobre mais coisas sobre a Clareira enquanto os dias passam: que ela fica no meio de um Labirinto, que existem divisões no lugar para o trabalho e a existência dos Verdugos, criaturas estranhas que habitam o Labirinto e possuem um veneno extremamente perigoso. Tudo parece caminhar tudo bem, mas logo após a sua chegada, o elevador, que só traz uma pessoa por mês, é ativado e dessa vez a surpresa é geral: Teresa, a primeira garota, chega com um notícia que pode mudar tudo.
Enquanto tentam descobrir mais sobre Teresa, Thomas comete um ato de bravura, mas que depois é visto como coragem e passa a integrar o time dos Corredores, que se aventuram pelo Labirinto todos os dias tentando achar uma saída. Juntamente com Minho, o garoto passa ter a oportunidade que faltava para a libertação de todos eles, algo que aparente não seria muito fácil de acontecer.
A partir desse ponto, o livro se torna uma sucessão de acontecimentos que envolvem a resolução dos mistérios da Clareira, a descoberta de estranhas habilidades de Thomas, sua ligação à Teresa e claro, muita ação. Além da excelente premissa, Correr ou Morrer também conta com ótimos personagens. James faz com que você queira ser amigo de Newt, que possa proteger Chuck e principalmente, odiar Gally.
As situações são todas amarradas, criando momentos de muita tensão durante todo o livro até chegar a um final que, além de ser inesperado, te deixa sem saber como serão os outros dois livros. O autor consegue prender o leitor a cada página, fazendo com que você não se sinta satisfeito em ler algumas poucas páginas por dia.
Ao todo, Correr ou Morrer é um dos melhores livros para jovens adultos, e dessa vez visando o público masculino. É uma ótima pedida para quem gosta de histórias com muita ação, mistério e claro, partes tensas de tirar o fôlego. O livro foi adaptado ao cinemas e estreia em setembro de 2014. Imperdível.

Nota: * * * * * * * * * *

Comentários