Resenha: Onde Terminam os Arco-Íris, de Cecilia Ahern


Obra: Onde Terminam os Arco-Íris
Autora: Cecilia Ahern
Editora: Relume Dumará
Páginas: 384
Média de preço: Livro não mais publicado

É tão bom quanto nós lemos um livro de algum autor desconhecido e instantaneamente nos apaixonamos por ele, ainda mais quando você tem um misto de emoções durante sua leitura. Esse é o caso de Onde Terminam os Arco Íris (futuramente Simplesmente Acontece, em nova edição), segundo livro da autora Cecilia Ahern, a mente por trás de P.S. Eu te Amo. O fato é que, após um primeiro livro massacrado pela crítica igual P.S. foi, a autora decidiu seguir por um caminho totalmente diferente e é aí que esse fantástico livro surgiu.

O livro narra a história de Rosie e Alex, dois melhores amigos que moram em Dublin, na Irlanda e são amigos desde crianças. Os dois compartilham os sonhos de fazerem faculdade em Boston e permanecerem juntos sempre, ao contrário do que acontece com amigos de escola. Em meio a isso, o inevitável acontece: Rosie engravida de Brian durante o baile de formatura, e se vê presa à Irlanda com um bebê enquanto seu melhor amigo vai para os Estados Unidos. E o pior de tudo é o sentimento mútuo não declarado entre os dois.

O mais interessante é a maneira como Cecilia decidiu contar a história, usando cartas, bilhetes, cartões, conversas em bate-papo e mensagens de texto, o que dá uma ideia aumentada da saudade que os protagonistas sentem um do outro. É sempre uma onda de emoções diferentes ao depararmos com as reviravoltas que acontecem na vida dos dois melhores amigos.

Aqui, a autora não segue a antiga fórmula nos romances, onde quase sempre, sempre há um antagonista pronto para acabar com o romance dos amantes. O verdadeiro antagonista é nada mais do que o destino, que sempre interfere nos planos dos dois de declararem seu amor, seja com a gravidez de Rosie e depois a dificuldade de criar sua filha Katie, os romances complicados que os dois enfrentam, as perdas de Rosie e as situações que servem para aumentar o sentimento que um tem pelo outro.

Em relação aos personagens, Rosie é a melhor do livro, com seu jeito esperançoso, cético e por vezes, cínico enquanto Alex é o oposto da amiga, determinado e um pouco cabeça dura. É incrível a facilidade que os dois tem de discutirem, fazer as pazes e depois fazer tudo novamente. Cecilia soube perfeitamente criar duas pessoas que merecem ficar juntas. Mas é Ruby, a melhor amiga de Rosie, que rouba a cena. A mulher é extremamente intensa e engraçada e rende ótimas páginas da obra.

Um dos pontos que mais me agradou foi a quantidade de reviravoltas que o livro possui, sendo impossível não querer saber o que o final guarda. A obra tem um desenvolvimento satisfatório, com momentos cômicos e tristes intercalados muito bem. E o melhor de tudo é que Cecilia resolveu fazer de Katie uma versão mirim da mãe, com direito até a um melhor amigo, Toby, que, sem perceber, acaba ensinando a Rosie a verdadeira natureza dos seus sentimentos por Alex.

No mais, Onde Terminam os Arco Íris é um excelente livro, apaixonante e com um final satisfatório. Com certeza já está na minha lista dos 10 livros preferidos. É uma história que vale a pena ler, reler e sentir todas as mesmas emoções sempre que tiver a oportunidade. E vale lembrar que, além do livro ser relançado pela Novo Conceito nesse mês, teremos o filme baseado na obra, com Lily Collins e Sam Claflin nos papeis principais. É impossível não sentir a ansiedade para conferir o resultado.


Nota: * * * * * * * * * *

Comentários

Unknown disse…
Realmente, Cecelia Ahern me surpreendeu com esse romance. A escrita é totalmente inovadora; confesso que, no início, achei estranho ler um livro totalmente narrado através de e-mails, conversas de chat, sms e afins, mas, com o decorrer do livro, me acostumei e achei até cômico (considerando o constante erro de Alex com o "eu sei" hahaha). Foi uma das leituras mais intensas que eu já tive, tendo passagens que me fizeram rolar de rir (e claro que a Ruby estava envolvida de algum modo nelas) e me encolher de tanto chorar. As pessoas podem até considerar P.S Eu Te Amo a melhor obra de Cecelia, mas, definitivamente, Onde Terminam os Arco-Íris a supera em muitos aspectos!
Lucas disse…
Eu adorei tudo, até o problema de Alex com o cei, são coisas simples assim que tornam o livro agradável. Quero muito ler outras obras dela no futuro.
Unknown disse…
Eu não conhecia o livro, vi o trailer e resolvi procurar sobre o livro. Adorei a sinopse e coloquei na minha lista de futuros livros. Depois der ler sua resenha, quero ler o livro mais ainda!
Lucas disse…
Você vai amar. Procure por Simplesmente Acontece, o novo nome do livro aqui no Brasil