Reclusão em filme: The Maze Runner - Correr ou Morrer



Filme: The Maze Runner - Correr ou Morrer
Estúdio: Fox
Duração: 113 minutos
Diretor: Wes Ball
Elenco: Dylan O'Brien, Thomas Brodie-Sangster, Ki Hong Lee, Will Poulter e Kaya Scodelario

Com o sucesso nas vendas dos livros da trilogia Maze Runner, não era de se surpreender quando a Fox comprou os direitos do livro para poder adaptá-lo ao cinema, decisão que não foi muito bem aceita pelos fãs da obra de James Dashner, devido às péssimas adaptações que a Fox fez de Percy Jackson, uma das sagas mais adoradas dos últimos anos. Mas o que ninguém esperava era que os erros cometidos com Percy seriam corrigidos para que a história de Thomas fosse levada às telonas da melhor maneira possível.

O filme é dirigido pelo desconhecido Wes Ball e apresenta um time de atores não totalmente estranhos ao público, incluíndo Dylan O'Brien como Thomas, Thomas Brodie-Sangster como Newt, Ki Hong Lee como Minho, Will Poulter como Gally e Kaya Scodelario como Teresa. Juntos, tanto o diretor quanto o elenco contribuíram para fazer com que o filme saísse melhor do que todos esperavam.

Assim como no livro, o filme começa com Thomas dentro de um elevador, subindo rumo a um lugar desconhecido. Sem memórias, o garoto chega a um lugar conhecido como Clareira que é cercado por muros enormes. Logo mais, ele descobre que todos os outros garotos do lugar também chegarem ali do mesmo jeito, sem lembranças. Desesperado e curioso, Thomas tenta ao máximo descobrir o que é aquele lugar, o motivo de todos estarem presos ali e principalmente, porque somente os garotos que são conhecidos como Corredores podem adentrar o Labirinto, uma construção que envolve a Clareira repleta de criaturas estranhas, conhecidas como Verdugos.

Um dos acertos do filme foi a escolha de Dylan para o papel principal. Aqui, o ator conseguiu mostrar sua capacidade de atuar e demonstrar vários tipos de emoção ao mesmo tempo, incluindo o fato de sua perda de memória. Dylan consegue se unir de uma maneira surpreendente ao personagem e faz jus a sua escolha. Thomas Brodie-Sangster, Ki Hong Lee e Will Poulter se destacam em frente aos seus personagens, nos fazendo criar uma conexão com eles rapidamente. Já Kaya, que interpreta Teresa, a última garota a chegar na Clareira, talvez seja o elo mais fraco do filme, não por conta de sua atuação, mas por causa da maneira que a personagem foi deixada de lado na adaptação.

Os efeitos especiais são convincentes e bem-feitos, mesmo para um filme de orçamento considerado baixo, principalmente nos Verdugos. As criaturas fogem um pouco das suas características apresentadas nos livros, mas sua nova aparência consegue ser ainda mais assustadora. É impossível não se assustar quando as criaturas aparecem no filme. O Labirinto também tem um destaque à parte, devido a amplitude que conseguiram dar ao local. Ficou muito belo visualmente. 

A direção de Wes Ball é simples e direta. O diretor soube muito mostrar o elenco em situações de descontração como em momentos de tensão, tudo de uma maneira bem técnica. Um dos fatores positivos para a direção é a ausência da câmera tremida, presente em praticamente toda as cenas de filmes de ação. Com a falta desse artifício, fica mais fácil e melhor de acompanhar as cenas de ação. Outro ponto positivo foi os tons escuros que Ball usou para representar o Labirinto, que dá uma sensação de perigo eminente em toda cena que ele aparece. Wes foi certamente uma ótima escolha para dirigir o filme. 

Como adaptação, Maze Runner peca em alguns momentos chaves ao esquecer de transmitir para a tela vários elementos do livro. Há algumas cenas, momentos ou atitudes de personagens que serviria para um entendimento melhor da história do que o que foi apresentado. Algumas novas cenas do filme que não estão no livro também fogem um pouco da essência da história, mas são aceitáveis, afinal, como são duas mídias diferentes, muitas coisas não combinariam, mas no geral, o filme teve muito mais acertos do que erros.

O sucesso do filme fez com que a Fox desse sinal verde para a produção do filme baseado em Prova de Fogo, o segundo volume da trilogia. O bom é sabermos que o diretor e elenco retornam para o filme. A sequência será lançada em 18/09/2015. O difícil será esperar até lá.

Nota: * * * * * * * * * *

Comentários